Triatos

Curso de Capacitação de Contadores de Histórias

Este curso visa mostrar a importância da contação de histórias na aprendizagem da Educação Infantil e as séries iniciais do ensino fundamental propondo técnicas e meios do educador trabalhá-las em sala de aula como também em espaços culturais e eventos.  Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento. As histórias devem proporcionar a formação do caráter e dar à criança perspectivas, mostrando um caminho onde elas possam se posicionar criticamente, avaliando sua realidade.


Objetivos Gerais

  • Conceitualizar e ampliar os conhecimentos pertinentes ao universo da contação de história e sua eficácia nas escolas e no trabalho efetivo dos professores.
  • Versar sobre reflexões teóricas que servirão como base para a prática exercida pelo educador na educação infantil e series iniciais do ensino fundamental.


Objetivos Específicos

  • Ressaltar a importância da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem.
  • Desenvolver a oralidade por meio da contação de histórias.
  • Estimular o trabalho com a escrita, dando ênfase ao reconto e ao resumo.
  • Trabalhar a compreensão de texto através da contação de histórias.


Público Alvo

Professores, Coordenadores e/ou profissionais de diversas áreas e formação, que tenham desejo de enriquecer suas aulas por meio da contação de histórias.


Programa

Módulo 1 :  A Origem da Literatura Infantil

1.1.   A Origem da Literatura Infantil.

1.2.   Principais escritores da Literatura Infantil.

1.3.   A História dos Contos de Fadas.


Módulo 2 : Como se Constrói a História Contada.

2.1 A Dramaticidade Essencial para Criação e Apresentação de Contos.

2.2 Técnicas Orais e Corporais.

2.3. Importância da Voz , Cenário e Técnicas de Apresentação.


Módulo 3: Como Utilizar as Múltiplas Inteligências na Contação de História.

3.1 : As Características de cada Múltipla Inteligência.

3.2: Atividades Complementares para estimular.


Módulo 4 :  Como selecionar o Conto

4.1: Escolha do Tema X Faixa Etária

4.2: Escolha de Temas Atuais


Módulo 5 :  Elaboração de Apresentação de Contação de História.

5.1. Escrita e escolha do conto – justificativa;

5.2. Tempo e tema

5.3. Construção de Um Projeto Completo de Contação de Histórias. TCC


Duração do Curso

4 sábados com duração de três horas por sábado.

Total de Horas: 12 horas

Prof. Ricardo Mondenezzi

É ator, dramaturgo, contador de histórias e professor de Língua Portuguesa e Inglês desde 2001. Possui formação acadêmica em Letras e Pós Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileiras, Portuguesa e Infantil pela Universidade São Marcos.

Autor da peça teatral “ Um Divertido Passeio pelo Mundo da Dislexia”, projeto teatral elaborado com o intuito de desmistificar a dislexia e combater o bullying , lançado em maio de 2007, percorrendo por diversos teatros da cidade de São Paulo, interior do Estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Recebeu a menção de melhor espetáculo infanto juvenil de cunho pedagógico da cidade de São Paulo em 2007. Autor do vídeo institucional “ Tempo de Despertar” apresentado na 2º  Semana de Conscientização e Prevenção a Alienação Parental em Dezembro de 2020 em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo.

Desenvolveu em parceria com Diretor Teatral Carlos Marques  o canal de contação de Histórias no Youtube denominado : “A Turma do Betinho Valente” . Um Grupo de bonecos fantoches que narram histórias de fadas e atuais de formar leve e lúdica para estimular as crianças e resgatar o gosto pela leitura. Desenvolve cursos de capacitação de Contação de Histórias para Professores do Ensino Infantil em parceria com a TK Aprendizagem.

×